quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Métodos anticoncepcionais



Apesar de todas as informações, muitas meninas engravidam sem querer, algumas logo na primeira relação.E a gestação tranforma totalmente a vida da mulher.

Hoje escrevo especialmente para as garotas que estão numa relação afetiva-sexual e não querem filhos, por enquanto. Vou falar sobre os principais métodos, indicações, eficácia e efeitos colaterais.

Dúvidas a respeito? Entre em contato, ficarei feliz em poder ajudar.

Tabelinha
Consiste em evitar relações no intervalo fértil,ou seja, entre o 10 ao 18 dia após o inicio da mestruação.Não é um método seguro.

Preservativo

É sem dúvida, o melhor método. Somente a camisinha pode prevenir uma doença sexualmente transmissível(DST).As doenças mais temidas são a aids e a hepatite porque não tem cura .Mas existem muitas outras, como as infecções que podem favorecer o aparecimento do câncer de colo uterino ou incapacidade para engravidar(infertilidade).

Muitas vezes o parceiro é assintomático, ou seja, tem o agente causador da doença mas, não tem nenhum sintoma!E a garota também!Portanto é praticamente impossível adivinhar quem tem ou não o agente causador destas doenças! Dúvidas? é melhor prevenir, não acham?

Anticoncepcional Oral (Pílula)

Este é o método mais utilizado no mundo inteiro..mas depende do uso correto - tomar todos os dias sempre no mesmo horário e conforme orientação médica.Existem muitos tipos de pílulas contendo diferentes tipos de hormônis e dosagens, com indicação individual pelo médico.

Este tipo de medicamento não é indicado para as pessoas com diabetes, hipertensão, Lupus, certas doenças cardiovasculares, história de trombose recente ou outras doenças que diminuem a absorção intestinal (gastrite, pós cirurgia bariátrica) e também não é recomendado para fumantes com mais de 35 anos.

Deve-se iniciar a cartela no primeiro dia do ciclo.As cartelas com 21 comprimidos precisam de um intervalo de 7 dias para recomeçar, as de 24 comprimidos precisam de um intervalo de 4 dias e as de 28 dias nãodevem ser interrompidas.

Quanto ao esquecimento..Até 12 horas de atraso não tem problema.Se ocorrer o atraso de um dia, tome assim que lembrar (a pílula do dia anterior e a do própio dia) mas também previna-se com a camisinha.Como ela é absorvida entre 2 a 3 horas, se você teve vômitos após este período, não se preocupe, o medicamento já foi absorvido.

Certos medicamentos diminuem a eficácia deste anticoncepcional. Os principais são: a rifampicina; fenitoína; barbitúricos; carbamazepina; topiramato; antibióticos, como a penicilina e a tetraciclina e produtos naturais como a erva de São João e o Hipericão(Hipericum perfuratum).

Efeitos colaterais:dor de cabeça; naúseas; vômitos; tonturas; irritabilidade; nervosismo; dor nas mamas; alteração da libido; aumento de peso (geralmente progestagênio em excesso) e escape(sangramento). Tais sintomas tendem a desaparecer na segunda cartela.
Anticoncepcional e Câncer de mama: nenhum estudo revelou até a presente data relação entre pílulas e cancer de mama.Embora não seja recomendado o uso, nestes casos.

Efeitos benéficos: regulariza menstruação; melhora da TPM; diminui o risco de gravidez tubárea; reduz risco câncer de endométrio e dos ovários.

Pílula do dia Seguinte

A cartela possui 1 ou 2 comprimidos que devem ser tomados logo depois ou até 72 horas após a relação sexual.Conseguem evitar gravidez em cerca de 80% dos casos.Mas, por conter grande quantidade de hormonios deve ser tomada só em casos excepcionais.Provoca náuseas e sangramento irregular.

Injetáveis

As inejções podem ser administradas mensalmente ou a cada 3 meses,neste último caso pode trazer maiores efeitos colaterias como ganho de peso ,hemorragia ou parada da menstruação. Demora mais para recuperar a fertilidade que os outros. É ideal após o parto ou próximo a menopausa.

Adesivos

São práticos e fáceis de usar. Devem ser aplicados na pele por três semans seguidas(uma vez por semana). A seguir faz-se uma pausa de uma semana para menstruar.Deve ser colocado na semana seguinte.Ideal para diabéticas e pacientes com dislipidemias

Implantes

São métodos seguros,mas precisam ser colocados pelo médico sob a pele do antebraço. Na hora de serm retirados é necessário um pequeno corte no local.É válido por 3 anos.

A grande vantagem é ficar em amenorréia (sem menstruar) . Também melhora os sintomas da TPM. Mas, pode levar a sangramentos irregulares, devendo ser retirados.

Diu

O dispositivo intra uterino atua impedindo que o espermatozóide encontre o óvulo e ocorra a fecundação. Deve ser colocado pelo médico, de preferência durante a menstruação. Após sua colocação é aconselhavel realizar um ultra som transvaginal para ter certeza de que ele está no local correto.

É um método que dura 5 anos e, no caso do Diu de cobre , é ideal para quem não pode usar nenhum método com hormônio (fumantes, hipertensas, diabéticas etc). Principais efeitos colaterais são cólicas e sangramento e também, pode aumentar a chance de corrimento e infecções.

Diafragma

Difícil colocação com altos índices de falha. Sempre que for usado , deve permanecer na vagina por 6 a 8 horas após a relação para que os espermatozóides percam sua atividade.

Anel Vaginal

Pode ser facilmente introduzido na vagina( como o OB), onde deverá permanecer por três semanas.Após a retirada aguarda-se a menstruação e recoloca-se outro por mais três semanas.Tem poucos efeitos colaterais. Caso o mesmo saia da vagina durante uma relação pode ser lavado com água e aplicado em seguida, sem maiores problemas.

4 comentários:

Vanessa disse...

Adorei este blog, assim como adorei minha consulta com a doutora Janeliz...mto dedicada, simpática...e ainda nos deixa a vontade para a tirada das dúvidas por um blog...não é maravilhoso?!!Este assunto tratado acima tirou algumas dúvidas que eu ainda tinha.Obrigada doutora!!

Vanessa disse...

Doutora fale um pouco mais sobre virgindade, primeira vez, sobre o que pode acontecer diante deste ato, o que é normal, oq não é...e depois da primeira vez o que pe indicado fazer, quais exames indicados para fazer após o ato sexual..Obrigada

Janeliz disse...

Oi Vanessa!Que bom que você gostou!Já estou preparando o próximo texto..Obrigada pelos comentários.Um beijo e ótima semana!

Vanessa disse...

Dr como vc havia comentado sobre o método da tabelinha, sobre os períodos que não é recomendado ter a relação sexual...esse período tb serve de alerta para quem toma pílula anticoncepcional? Obrigada