quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Sexualidade e a primeira vez

"Iniciar a vida sexual é uma escolha. Uma escolha individual. Esta decisão deve ser pensada e tomada com maturidade."

Na nossa cultura, a perda da virgindade corresponde ao início da relação sexual com penetração, causando o rompimento do hímen- uma membrana fina localizada na entrada da vagina.
Esta membrana himenal é diferente para cada mulher sendo mais ou menos elástica. Seu rompimento pode causar dor, desconforto e sangramento.

O despertar do sexo

A primeira vez não é nada fácil. Isto porque no início as mulheres não entendem nada sobre o corpo dos homens e eles também não entendem nada sobre o corpo das mulheres.
Além das diferenças físicas, existem diferenças de gênero em relação ao erotismo e sexualidade.
A sexualidade masculina é mais focal. Para os homens, o corpo da mulher é visto como um grande mapa erógeno e querendo ou não, ele emite sinais sexuais o tempo todo- pernas, peitos , bocas etc.
O erotismo do homem se resume mais ao pênis e músculos. A mulher não se focaliza nos pedaços do homem mas, no conjunto, ou seja, no que este homem representa para ela.
Quando a menina sabe um pouco de si pode transmitir ao seu namorado o que quer e como gosta de ser tocada. Se ela nunca se tocou, não conhece seu corpo, tudo fica mais difícil.
A grande maioria das mulheres que não tem orgasmo com o parceiro nunca soube como é atingir o prazer na masturbação. É importante desenvolver o auto erotismo.

Sob o domínio do desejo
Não existe uma receita garantida para dar tudo certo na primeira vez. Por mais que os outros expliquem, sexo nunca é igual para ninguém. Cada um tem uma percepção e um jeito de ser. Além de ser impossível adivinhar o que passa na cabeça da outra pessoa.
Mas, alguns fatores podem ajudar no começo:
- Estar segura. Saber o que você quer: com quem, quando e onde.
- Escolher bem, afinal esta pessoa vai ser sempre lembrada como o "primeiro".
- Compartilhar com o parceiro- dúvidas, medos, preocupações, desejos e ansiedades.
- Confiança e atração mútua.

O que uma mulher espera de um homem nesta hora?

Espera que ele seja carinhoso, cuidadoso e paciente.
Não espera um desempenho mirabolante e sim, um desempenho que traga prazer para ambos.

Aqui todos nus

As melhores coisas da vida acontecem quando você simplesmente deixa tudo fluir. Assuma que você está ali para se conhecer, aprender, divertir e buscar junto com seu namorado.
Se encontrar resistência pare e relaxe. O nervosismo, a tensão faz com que os músculos da parede vaginal fiquem contraídos dificultando a penetração.
O carinho aumenta a excitação e ajuda a lubrificar a vagina fazendo com que o ato sexual não seja doloroso.
Sobre o orgasmo, é melhor não pensar se vai acontecer ou não. Como é uma experiência sensorial não procure entender, apenas sinta.

E por último

Jamais deixe de usar camisinha- além de evitar uma gravidez indesejada é o único meio de prevenir uma DST ( doença sexualmente transmissível).

Seja responsável, feliz e ame muito nesta vida!










6 comentários:

Vanessa Yamauti Izidorio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex e Vanessa disse...

Dra. quais são os riscos de gravidez, tomando a pílula anticoncepcional regularmente?

Janeliz disse...

Sobre a eficácia dos anticoncepcionais orais: como os demais métodos, não existe nenhum método 100% seguro, todos podem falhar mesmo se usados corretamente.O índice de Pearl mede o percentual de gestações no primeiro ano. Segundo este critério, os métodos hormonais tem índice entre 0,5 a 5% dependendo do tipo de anticoncepcional.

Alex e Vanessa disse...

Dra. qual é a ligação entre a canela e a menstruação? Eu ouvi dizer que a canela tem alguma ação sobre a menstruação, algo que a canela é contra indicada a gestante é verdade?

Janeliz disse...

A canela não é contra indicada na gestação . Pesquisei e não encontrei nenhuma relação aparente da canela com o ciclo menstrual.Falsa Crendice? Vou continuar procurando.

Janeliz disse...

O dia fértil corresponde ao dia que você ovula e ocorre no meio do seu ciclo menstrual.Os ciclos menstruais podem ocorrer entre cada 21 dias ou até a cada 35 dias.Durando até 7 dias. É importante você anotar o primeiro dia que menstrua que equivale ao primeiro dia do ciclo. Como o período fértil pode sofrer muitas influências tais como, o uso de medicamentos, dietas, alterações emocionais etc. Consideramos um intervalo fértil, provavelmente você ovula entre o 12 ao 16 dia do seu ciclo(12 a 16 dias do início da menstruação) Neste período são maiores as chances de você engravidar.Mas tome cuidado, este não é um método seguro!
Quanto ao corrimento seria melhor você procurar um gineco para maiores esclarecimentos.